quinta-feira, 7 de maio de 2009

cuidados a conceder credito ou emprestimo a pessoa fisica


PESSOA FÍSICA

1. Boa aparência não é necessariamente sinônima de idoneidade. Lembre-se: o falsário não tem cara, sexo, cor, idade, religião, nacionalidade, estado civil, pode estar muito bem ou mal vestido e não aparentar ser uma pessoa desonesta.

2. Desconfie do cliente que gasta muito sem discernimento algum. Se o cliente estiver fazendo compra vultosa, aparentemente sem critério de escolha, sem perguntar preço e sem pedir parcelamento, fique alerta. Pode não haver nada errado, mas é bom ficar atento.

3. Um caso comum de golpe é o do cliente que vai diversas vezes à loja e fica amigo dos atendentes ou do dono. Ele pode, eventualmente, fazer pequenas compras, mas o seu objetivo maior é o de criar um envolvimento psicológico, de modo a conquistar confiança.

4. Ninguém erra o próprio nome. Quando a assinatura for legível, observe se o nome assinado é grafado da mesma maneira que o que está impresso no cheque ou no canhoto do cartão de crédito. Exemplo: Maria Pereira Silva Barbosa e não Maria Pedrosa Silva Barbosa.

5. Observe os dados do documento como nome da mãe e data de aniversário para conversar com o cliente e aproveitar para confirmar os dados durante a conversa, como por exemplo, se o aniversário dele estiver próximo fazer alguma pergunta a respeito.

6. Sempre deixe seus clientes informados que seus cheques serão consultados, seja por cartazes, ou avise o cliente quando ele disser que cheque será a forma de pagamento. Se for um golpista provavelmente ele desaparecerá da loja.

7. Sempre solicite o endereço e telefone, ligue pra confirmar os dados e tome muito cuidado com o “golpe do telefone público”. Preste atenção quando o número do telefone estiver permanentemente ocupado. E tome mais cuidado ainda quando se tratar de telefone celular.

8. Faça consultas periódicas em clientes tradicionais, tanto pessoas físicas como jurídicas. Mesmo empresas que sejam clientes tradicionais podem mudar de donos com admissão de novos sócios. Assim, é importante checar, sempre, a situação dos sócios atuais, verificando inclusive, se os seus documentos pessoais foram emitidos no mesmo Estado em que se localiza a empresa.

9. Dê preferência às consultas impressas. Procure fazer as consultas cadastrais Mesmo que você obtenha um “NADA CONSTA” em sua consulta telefônica, habitue-se a pedir a impressão, pois ela fornece o nome (ou razão social) e a data de nascimento (ou de constituição da empresa), além da quantidade de cheques sem fundos que essa pessoa possui e de cheques que ela sustou nos últimos seis meses, nesse banco (caso haja mais de 3 ocorrências em um mesmo mês, caracterizando, assim, um comportamento contumaz).

10. Para a SERASA, não existem homônimos. Fique atento quando o cliente alegar que as restrições são de homônimo. Isso é impossível, uma vez que as informações são registradas pelo número do documento, e não pelo nome.

11. Além do CPF, solicite também o cartão do banco. Muita gente está acostumada a solicitar somente o RG, devido à assinatura. Se o número do CPF ou do CNPJ for falso, mas sem restrições na praça, a consulta poderá resultar em “NADA CONSTA”. E os ladrões não costumam ter o cartão bancário.

12. Cuidado com cópias coloridas de Carteiras de Identidade. Redobre sua atenção quando o cliente apresentar cópia de Carteira de Identidade colorida. Elas são muito utilizadas para golpes.

13. Não poderão ser apontados ou protestados títulos, letras ou documentos em que falte a identificação do devedor, pelo número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ou no Cadastro de Pessoa Física (CPF), ou pelo número da cédula de identidade (RG), ou do título eleitoral, ou da carteira profissional, e sem prévio registro ou distribuição.

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